7 de dez. de 2010

Ética. O que é isso?

Nas próximas semanas neste blog estarão sendo postados textos que tratam sobre ética do ponto de vista cristão com forte tendência protestante. Não pretende ser profundos, uma vez que podem ser lido por leigos. Esse é o texto número 1.


Estudar o sentido da vida humana, compreender os fundamentos da obrigação e do dever, entender a natureza do bem e do mal, estimar o valor da consciência moral. Tudo isso é possível através do conhecimento filosófico, essa parte da filosofia que trata sobre isso denomina-se Ética.

Este compartimento da filosofia poderá compreender a ética como sendo o fim para qual a conduta poderá ser orientada, ou elemento motivador para orientar uma conduta. A ética pretende portanto detectar os princípios da uma vida conforme a sabedoria filosófica, ao contrario da moral que pretende construir um conjunto de prescrições. Assim sendo HOUAISS define assim a Ética:
“…parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social…”

Desta forma a ética se concentra em questões que envolvem o correto e o impróprio, bem como a determinação do bem humano. A Ética é o estudo do porquê de serem essas praticas morais ou imorais. O estudo da ética poderá oferecer uma sistematização de orientações que ajudem na busca pela forma correta de agir, isto tanto em situações gerais como especificas.

Enquanto a moral define o que é correto e o que é impróprio, a Ética explica o porquê do correto ser compreendido como correto e não como impróprio.

Bibliografia:
ABBAGNANO. N. Dicionário de Filosofia. São Paulo. Martins Fontes. 2007.
BAELZ, P. Dicionário crítico de Teologia. São Paulo. Paulus-Loyoa. 2004
JAPIASSU, H. MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro. Zahar. 2005
GRENZ, S. T. SMITH, J. T. Dicionário de Ética. São Paulo. Vida. 2005
NORDLING C. F. Dicionário de Teologia. São Paulo. Vida. 2007.

Próxima semana “Ética do Antigo Testamento”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...