18 de ago. de 2011

FERIDOS EM NOME DE DEUS? COMO IDENTIFICAR O PERIGO



No que consiste esse fenômeno de provocar ferimentos em nome de Deus? Neste trecho da entrevista da escritora e jornalista Marília de Camargo César, é possível verificar como se dá e quais são os indícios de um processo danoso e que tem adoecido a muitos.

Época: Porque demora tanto para a pessoa perceber que está sendo vitima?
Marília – Os abusos não acontecem da noite para o dia. No primeiro momento, o fiel idealiza a figura do líder como alguém maduro, bem preparado. É aquilo que fazemos quando estamos apaixonados; não vemos os defeitos.

O pastor vai ganhado a confiança dele num crescente. Esse líder, que acredita que Deus o usa para mandar recados para a sua congregação, passa a ser referencia na vida da pessoa.

O fiel por sua vez, sente uma grande gratidão por aquele que o ajudou a mudar sua vida para melhor. Ele quer abençoar o líder porque largou as drogas, ou parou de beber, ou parou de bater na mulher ou porque arrumou um emprego. E começa a dar presentes de acordo com suas posses. Se for um grande empresário, ele dá um carro importado para o pastor. Isso eu vi acontecer varias vezes. O pastor gosta de receber esses presentes. É quando a relaçao se contamina, se torna promiscua. E o pastor usa a Bíblia para legitima essas praticas.

Época – No livro você dá alguns alertas par não cair no abuso religioso
Marília – Desconfie de quem leva a gloria par si. Uma boa dica é prestar atenção nas visões megalomaníacas. Umas das características de quem abusa é querer que a igreja se encaixe em suas visões, como queres ganhar o Brasil para Cristo e colocar metas para isso. E aquele que não se encaixar é um rebelde, um feiticeiro,. Tome cuidado com esse homem.

Outra estratégia é perguntar a si mesmo se tem medo do pastor ou se pode discordar dele. A pessoa que tem potencial para abusar não aceite que se discorde dela, porque é autoritária. Outra situação é observar se o pastor gosta de dinheiro e ver se os sinais de enriquecimento ilícito. São esses geralmente os que adoram ser abençoados e ganhar presentes. Cuidado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...